Guia de bairros: os encantos de Pinheiros

Publicado em 30/07/2019 às 20:29 por

Está em dúvida sobre onde fixar residência em São Paulo? Saiba que a maior cidade da América Latina tem locais para todos os gostos e estilos. Se você vai residir sozinho e gosta de baladas, nós temos o lugar certo. Se você for morar com a família e quer priorizar a tranquilidade, nós também temos.

Quer morar perto do trabalho? Ou prefere morar mais no interior? Estamos aqui para ajudá-lo, por isso iniciaremos com este post uma série de conteúdos dedicados a apresentar os bairros de São Paulo de atuação da Zimmermann. Para o primeiro post, escolhemos o bairro de Pinheiros, uma das regiões paulistas mais antigas e que reúne gastronomia, comércio e atividades noturnas.

História do bairro de Pinheiros

O bairro de Pinheiros, localizado na zona oeste de São Paulo, é considerado por muitos como o mais antigo da cidade e um local de resgate da história. O início do bairro foi em 1562 quando os índios deixaram Piratininga e se estabeleceram no Largo da Batata. Tempo depois, esses mesmos índios migraram para um local conhecido por muitos como Nossa Senhora dos Pinheiros.

Em 1600, o Caminho dos Pinheiros, onde hoje é a região da Consolação, era um dos principais pontos da vila. Essa via era o único acesso à região e a outras freguesias que ficavam além. O progresso chegou apenas no final do século XIX e início do século XX com o ciclo do café no Brasil. Foram os recursos oriundos da exportação desse produto que ajudaram na evolução do bairro. Nesse período, se estabeleceram no local vários imigrantes, principalmente italianos e japoneses.

Sempre existiu uma ponte para travessia do Rio Pinheiros. Em 1865, essa ponte, frequentemente destruída por enchentes, teve solução definitiva com a construção de outra metálica. No começo do século XX, foi fundado o Mercado Caipira, a Sociedade Hípica Paulista e a Cooperativa Agrícola de Cotia. O surgimento destas instituições e a ampliação infra estrutural (transportes, água, luz) intensificaram o desenvolvimento da região.

Características

Mostrar Bairro

Considerado o segundo melhor bairro de São Paulo para morar conforme uma pesquisa Ibope, Pinheiros está em constante renovação. No bairro de Pinheiros você encontra vilas e casas antigas ornando perfeitamente com escritórios modernos, casas noturnas e bares badalados. Neste local você poderá ter muita cultura e qualidade de vida para você e sua família.

Hoje em dia, Pinheiros é um dos lugares mais sofisticados de São Paulo, possuindo uma rede comercial grande e bastante diversa, além de uma vida cultural única.

Principais atrativos

Atrativos não faltam no bairro de Pinheiros. Entre eles, destaque para a Praça Benedito Calixto que, aos sábados, tem uma excelente feira de antiguidades. É um dos passeios preferidos para quem gosta de boa música, comida e conversa.

Outro ponto turístico é o Instituto Tomie Ohtake, que promove a cultura em um prédio especialmente projetado arquitetônica e conceitualmente. É também um grande centro de pesquisa da arte contemporânea.

Ainda no bairro de Pinheiros, você encontra a Vila Madalena, maior cenário boêmio paulista. Para quem gosta de caminhar, ruas como Girassol, Rodésia e Harmonia promovem um passeio para relaxar e descobrir ótimos lugares.

Vale mencionar que a região também se encontra bem próxima de importantes vias de acesso à cidade como Avenida Faria Lima, Avenida Rebouças e claro, a própria marginal Pinheiros.

E, caso queira explorar outros bairros, sugerimos conhecer os apartamentos à venda na Consolação. Confira!